Dormir bem afasta o cancro

            
            


           Alguns estudos experimentais e observacionais concluíram que trabalhar durante a noite, ficando privado do sono, pode interromper a produção de uma hormona chamada melatonina. O problema é que esta hormona tem um ciclo que varia com a luz do dia e da noite: a sua produção começa desde o desaparecimento do sol e diminui durante o dia. Está também provado que a síntese da melatonina oferece propriedades anticancerígenas e antioxidantes.  A OMS também refere esta problemática e chega a classificar as profissões que exigem o trabalho por turnos como cancerígenas. 
            Assim, talvez o ideal fosse ir para a cama quando escurece e levantar-se quando o sol nasce. Diga-se que isto era o que faziam os nossos antepassados e eu própria, que nasci numa aldeia onde a eletricidade só chegou quando eu já tinha sete anos.
            Estudos provaram ainda que pessoas que dormem menos de seis horas por dia aumentam a possibilidade de desenvolver adenomas colorretais ( percursores de tumores cancerígenos), quando comparadas com as pessoas que dormem no mínimo sete horas diárias. 
            Contudo, tomar comprimidos para dormir não é a solução, visto que também está provado que estes  aumentam o risco de morte pelas mais variadas doenças. 
            Assim, o  ideal é encontrar formas de conseguir dormir. Eu não tenho qualquer problema com esta questão, visto que sempre senti falta de tempo para dormir e não o contrário. Durmo no mínimo oito horas por noite e quase uma hora de sesta, que nesta fase é possível. Quero dizer-vos que sou uma grande adepta da sesta e que considero que com o clima que temos em Portugal, devia haver espaços e condições para os trabalhadores dormirem a sesta. Sei, no entanto que muitas amigas minhas não o conseguem fazer. A OMS indicou cinco recomendações  para melhorar a qualidade do sono:
  • fazer atividades físicas;
  • evitar períodos curtos ou longos de sono;
  • evitar o stress;
  • dormir num bom colchão:
  • avaliar problemas físicos e psicológicos que possam interferir na qualidade do sono.


Partilhar no Google Plus

Acerca de Mim

Acredito que na vida nada acontece por acaso e que em cada momento devemos encontrar o nosso caminho. Acredito que o cancro surge quando lhe damos oportunidade, mas também acredito que o podemos transformar numa oportunidade. Admiro a Ciência, mas não sou uma pessoa de ciências. Limitar-me-ei a falar sobre as minhas experiências e a pesquisar sobre o assunto, tornando este espaço real e credível.
    Comentários via Blogger
    Comentários via Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário