PET, Exame de Diagnóstico do Cancro

            Hoje vou falar-vos de um exame médico, PET, usado para detetar tumores primários ou secundários.

Começo por vos transcrever uma informação retirada da Wikipedia:
 "A tomografia por emissão de positrões (português europeu) ou tomografia por emissão de pósitrons (português brasileiro)(TEP), também conhecida pela sigla inglesa PET, é um exame imagiológico da medicina nuclear que utiliza radionuclídeos que emitem um positrão no momento da sua desintegração, o qual é detectado para formar as imagens do exame.
Utiliza-se glicose ligada a um elemento radioactivo (normalmente flúor radioactivo) e injecta-se no paciente. As regiões que estão metabolizando essa glicose em excesso, tais como tumores ou regiões do cérebro em intensa actividade aparecerão em vermelho na imagem criada pelo computador. Um exemplo de um grande utilizador de glicose é o músculo cardíaco - miocárdio." - Bibliografia
    

Um scanner típico de PET

 O PET é assim um exame médico que consiste em injetar glicose marcada com flúor radioativo nas veias. Depois a pessoa repousa para que o açúcar se distribua por todos os órgãos. Em seguida, é introduzida numa máquina chamada TAC, que procura as zonas onde há acumulação de açúcar. As zonas detetadas são aquelas onde há metástases. Quanto mais ativo e agressivo for o tumor, maior é a acumulação de açúcar.
            Creio poder dizer que não há dúvida que os oncologistas têm bem claro o papel do açúcar na proliferação do cancro. Mais uma vez lembro que o cancro se alimenta de açúcar.

cancro cancro cancro cancro cancro cancro cancro cancro cancro cancro cancro cancro
cancer cancer cancer cancer cancer cancer cancer cancer cancer cancer cancer cancer
Partilhar no Google Plus

Acerca de Mim

Acredito que na vida nada acontece por acaso e que em cada momento devemos encontrar o nosso caminho. Acredito que o cancro surge quando lhe damos oportunidade, mas também acredito que o podemos transformar numa oportunidade. Admiro a Ciência, mas não sou uma pessoa de ciências. Limitar-me-ei a falar sobre as minhas experiências e a pesquisar sobre o assunto, tornando este espaço real e credível.

2 comentários:

  1. Impressionante o papel do açúcar! Há um mês que reduzo, mas creio que tenho de ser mais rígida!
    Beijos
    Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijos também para ti e espero que continues a seguir o meu blogue.

      Eliminar