Exercício físico e cancro

           
           

                               



          Existem muitas recomendações sobre a importância do exercício físico na vida humana.

        Não podemos esquecer a famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal "Mens sana in corpore sano" ("uma mente sã num corpo são"). O autor teve a intenção de dizer aos cidadãos romanos que o que deviam pedir nas suas orações era saúde física e espiritual. Esta afirmação foi ganhando sentidos e hoje sabemos que somente um corpo são pode sustentar uma mente sã.

          Não há dúvidas que a prática regular de exercício físico ajuda a prevenir várias doenças, entre as quais o cancro. Pelo contrário, o sedentarismo está associado a um maior risco de vários tipos de cancro. 

                                             

            A questão que se coloca é se um doente com cancro pode praticar exercício físico com regularidade. Certo, parece ser, que o exercício físico regular reforça o sistema imunitário, liberta endorfinas que nos tornam mais felizes e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
            Recentes pesquisas demonstram que a prática de exercícios não só é segura e possível durante o tratamento do cancro, como também pode melhorar a disposição, o corpo e também a qualidade de vida dos pacientes. Sabe-se ainda que o exercício físico é capaz de reduzir a taxa de recaída e diminuir os efeitos da quimioterapia, como aqueles que afetam o coração.
            Por outro lado, o repouso em excesso pode resultar em perda funcional, atrofiamento muscular, além de reduzir a amplitude dos movimentos.
            Cada um de nós, doentes com cancro, deve procurar o exercício mais adequado. Certo é que cada caso é um caso e que o que é possível para uns pode não ser para outros. Cada um, depois de falar com o seu médico, deve escolher os exercícios que lhe dão mais prazer e com os quais é capaz de se sentir vivo e ativo.

Partilhar no Google Plus

Acerca de Mim

Acredito que na vida nada acontece por acaso e que em cada momento devemos encontrar o nosso caminho. Acredito que o cancro surge quando lhe damos oportunidade, mas também acredito que o podemos transformar numa oportunidade. Admiro a Ciência, mas não sou uma pessoa de ciências. Limitar-me-ei a falar sobre as minhas experiências e a pesquisar sobre o assunto, tornando este espaço real e credível.
    Comentários via Blogger
    Comentários via Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário