Pó de talco: risco de cancro?

  
    

    
     O pó de talco é feito de talco, um mineral composto principalmente pelos elementos de magnésio, silício e oxigénio. Na sua forma natural, alguns talcos contêm amianto, uma substância conhecida por causar a cancro.

     Este pó absorve a humidade, mantendo a pele seca e prevenindo erupções cutâneas. É muito usado em produtos de cosmética para adultos, em alguns pensos higiénicos e preservativos e, durante anos, foi aplicado nas zonas genitais dos bebés.
     Alguns estudos apontam o uso de pó de talco como uma das causas de cancro do ovário nas mulheres que o usaram na infância, ou que usam produtos que o contêm em idade adulta. O tribunal do estado de Missouri nos Estados Unidos da América condenou a empresa Johnson&Johnson a pagar uma indemnização à família de uma mulher que morreu de cancro nos ovários, alegadamente causado pelo uso de pó de talco. A comunidade científica ainda não tem certezas, mas continua a investigar esta relação.
     Também há estudos que relacionam o cancro do pulmão de alguns mineiros e moedores de talco com substâncias contidas neste.


     Não há certezas, os estudos estão a decorrer, contudo a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda não usar. 

Partilhar no Google Plus

Acerca de Mim

Acredito que na vida nada acontece por acaso e que em cada momento devemos encontrar o nosso caminho. Acredito que o cancro surge quando lhe damos oportunidade, mas também acredito que o podemos transformar numa oportunidade. Admiro a Ciência, mas não sou uma pessoa de ciências. Limitar-me-ei a falar sobre as minhas experiências e a pesquisar sobre o assunto, tornando este espaço real e credível.
    Comentários via Blogger
    Comentários via Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário